Daniel Battistini também é administrador
de departamento Pessoal na rede Accor
(foto: arquivo Sinthoresp)
 
A Capih (Comissão dos Administradores de Pessoal da Indústria Hoteleria) elegeu, para gestão do ano de 2011, Daniel Battistini, também administrador de Pessoal na rede Accor.
 
A Comissão, que foi constituída há mais de 30 anos, conta com profissionais de 39 hotéis / redes e reune-se mensalmente para debater ações de administração de Pessoal – que conduzam ao desenvolvimento do setor hoteleiro.
 
Afinidade com a causa
Battistini conta que seu contato com a Capih aconteceu inicialmente em 2008. À época, ele acreditava que a hotelaria precisava organizar um grupo de discussões sobre as atividades ligadas à área, para troca de experiências e informações. “Foi quando o José Lopes Gomes do Transamérica, então coordenador da Comissão, me informou que este grupo já existia e me apresentou à Capih”, relembra.
 
De acordo com o executivo, as discussões do órgão são pautadas em prévias de acordos coletivos, pesquisas salariais, palestras sobre desenvolvimento e liderança – passando até por aspectos legais.
 
Objetivos em 2011
O executivo destaca alguns dos pontos que serão abordados pela Comissão durante sua gestão. “Dar sequência ao excelente trabalho desenvolvido pelas coordenações anteriores; consolidar e ampliar a atuação da Comissão em discussões relevantes dentro do segmento hoteleiro; expandir a abrangência do grupo, tentando agregar outras redes e hotéis que ainda não fazem parte da Comissão; aumentar a participação dos hotéis e redes nas reuniões periódicas e trocas de experiência, pesquisas e outros, visando tornar mais consistente o posicionamento do grupo; ampliar a divulgação das ações da Comissão junto aos meios que forem possíveis para, cada vez mais, reforçar a importância da Capih no segmento hoteleiro”, elucida Battistini.
 
Carreira
O profissional já passou por diversos setores da Accor, como no Mercure SP Jardins, onde atuou por três anos. “Lá eu pude ter um contato muito próximo com os setores operacionais do hotel e me impressionei com a paixão dos hoteleiros que, apesar de todos os percalços da atividade que exercem, mantém a cordialidade, bom humor e espírito de servir com excelência”, conta.
 
Após a passagem pelo Hotel Mercure SP Jardins, trabalhou na Sede Corporativa da Accor, nos idos de 2004. Lá iniciou o projeto de inclusão de Pessoas com Deficiência na empresa e assumiu as negociações com o Sindicato. Posteriormente completou o time do Novotel Jaraguá, que na época era a filial com o maior número de colaboradores. “Este desafio me atraiu bastante, porque o hotel possui uma enorme tradição e relevância na história da hotelaria Paulistana”, relembra.

Em 2008, foi convidado a retornar ao Corporativo para desenvolver e implantar a área de Administração de Pessoal no Centro Administrativo & Financeiro Accor, onde atua até hoje.

 
“Também foi um desafio muito dinâmico e empreendedor, pois tínhamos a missão de centralizar todos os processos de Administração de Pessoal, envolvendo todas as nossas filiais no Brasil que eram descentralizadas, num único lugar”.
 
A próxima reunião da Capih ocorre no dia 23/03, às 9h, no Hotel Matiz Manhattan. “Abordaremos a aplicação da Lei que regulamenta a contratação de Aprendizes, ações do Ministério do Trabalho e como podemos evoluir num projeto de aprendizagem consistente e eficaz”, adianta.
(Dênis Matos)