Cynthia Sperandio conta a trajetória de sua empresa, que consolidou-se como a principal distribuidora de dispensers para hotéis do País

Se você costuma viajar e hospedar-se nos melhores hotéis do Brasil com frequência, provavelmente já deve ter feito uso dos produtos da Sperandio do Brasil. Fundada para atender de forma diferenciada e inovadora o mercado hoteleiro nacional, e também a hospitais, clínicas, spas, academias, clubes, shopping centers, restaurantes, bares, e locais com grande circulação de pessoas, a empresa é hoje uma das maiores fornecedoras de produtos como dispensers de shampoo, sabonete líquido e outros cosméticos para o banho e higiene pessoal (carro-chefe da marca) passando por acessórios de cuidado pessoal como kits de costura, beleza e dental, e outros itens como porta controle-remoto, porta lenços de papel, bandejas para mesa, caixa para café e chá, lixeira, balde de gelo, entre outros.

Como afirma na própria apresentação da empresa em seu website, a Sperandio do Brasil tem como alicerces principais a busca pela máxima qualidade dos produtos que comercializa sempre alinhada com o respeito à natureza. Nos anos em que atua no mercado brasileiro, a empresa esteve sempre atenta às inovações globais do setor, participando das principais feiras nacionais e internacionais e trazendo para os consumidores produtos atuais, eficazes e de alta tecnologia. A reportagem do Hôtelier News conversou com Cynthia N.F. Sperandio, diretora da empresa, que revelou a trajetória da marca e como se deu a consolidação dos seus produtos na hotelaria brasileira.

Por Hugo Massahiro Okada

Natural de Santa Catarina e formada em Administração de empresas pela Pontíficia Universidade Católica de Porto Alegre (RS) com pós-graduação em Marketing, Cynthia, que vem de uma família de empreendedores, enxergou nos dispensers um negócio rentável não apenas pelo ineditismo dentro da indústria da hospitalidade, mas também pela praticidade, economia e sustentabilidade – elementos que por si próprios têm ampla atratividade perante seus principais consumidores, os hotéis, sempre em busca de soluções para a minimização de custos.

"Há uns anos, após diversas experiências profissionais e períodos que vivenciei fora do País, comecei a nutrir o desejo de abrir a minha própria empresa. Às vezes, acontece de virmos de uma carreira corporativa que não agrega tudo o que imaginamos profissionalmente. Minha família já possuía um histórico na hotelaria e eu, particularmente, sempre enxerguei a hospitalidade como algo que me atrai muito. Sempre olhava para os hotéis com muita atenção, era e ainda é um segmento no qual tenho muito interesse. Após alguns investimentos em hotelaria, optamos por este segmento específico como nosso campo de atuação. Assim, fomos em busca de produtos que trouxessem inovação para a hotelaria", conta Cynthia.

Em meio a essa procura, a empresária teve seu primeiro contato com os dispensers no ano de 2012. Cynthia observou neles a inovação que procurava e que acreditava ser o grande diferencial para o sucesso do negócio. O contrato de exclusividade para a distribuição dos produtos no País foi fechado no ano seguinte, em 2013, com os primeiros itens chegando ao mercado brasileiro em 2014, após todo o trâmite de liberação juntos aos órgãos reguladores do País. Assim começou a história da Sperandio do Brasil, empresa sediada em Florianópolis (SC) e que hoje conta com cerca de vinte colaboradores.

"Quando vimos os dispensers, nos apaixonamos. São produzidos por uma empresa idônea, com mais de 30 anos de atuação, então nos sentimos totalmente respaldados para trazer o produto ao Brasil, que já tinha sido testado e era comercializado no mercado internacional há cerca de três ou quatro anos. De lá pra cá foi uma verdadeira luta, primeiro porque era um conceito muito novo para o País. A hotelaria brasileira naquele momento ainda estava em desvantagem na corrida de tendências que ocorre lá fora. Isso era uma coisa que me incomodava. Porque se temos um País com tanto para oferecer com um povo tão hospitaleiro, tantos lugares lindos e tantos hotéis bacanas, por que não podemos estar equiparados com a hotelaria internacional em todos os sentidos? Trouxemos os dispensers e a partir daí fizemos um trabalho minuncioso, visitando hotel por hotel, apresentando o conceito, fazendo testes e explicando como funcionava", relembra a diretora.

Segundo Cynthia, após quatro anos de trabalho, o resultado obtido foi "efetivo" inclusive em nível mundial, com mais de 25 mil dispensers instalados. Ela explica que os dispensers tiveram fácil assimilação entre os hotéis cujo conceito principal é a sustentabilidade, como o Verdegreen (João Pessoa – PB) e Iu-Á Hotel (Juazeiro do Norte – CE). Nos hotéis de quatro e cinco estrelas, os dispositivos são utilizados em algumas categorias de apartamentos (nas suítes premium e presidencial os amenities de marcas ainda são tradição). "Os hotéis com políticas bem delineadas em relação à sustentabilidade entendem a economia de resíduos de plástico proporcionada pelo uso dos dispensers nos banheiros (de 90% isso só falando nos materiais plásticos). Só se substitui o líquido por meio do refil e não o dispenser, e este é um dos principais benefícios trazidos pelos produtos. Neles, também existe um sistema de válvula que garante que o produto seja utilizado até a última gota, eliminando desperdícios e evitando a poluição do meio-ambiente", afirma.

A redução de resíduos resultada com o uso dos dispensers é realmente significativa. Cynthia conta que, em simulação realizada em um hotel de Santa Catarina, a quantidade de plástico oriunda das embalagens de cosméticos foi reduzida em uma tonelada. "É uma conta simples: calculamos a gramatura da embalagem dos amenities tradicionais e comparamos com o peso de nosso refil, alcançando assim um comparativo efetivo", explica Cynthia.

Diferentes produtos para diferentes categorias

No entanto, a diretoria da empresa compreendeu que o produto dispenser não se adequaria a todo tipo de empreendimento e a todos os perfis de hóspedes. Na hotelaria de luxo, por exemplo, ainda é comum o uso de amenities de marcas famosas em todo o mundo como parte da experiência do hóspede. Nesses casos, os amenities têm peso na decisão do cliente. A resposta da executiva para isso é categórica: "Nossos cosméticos não são testados em animais, nossa embalagem é biodegradável, elas possuem um aditivo chamado D2W que garante maior rapidez na degradação, não poluindo ou agredindo o meio-ambiente. Somos inclusive autorizados a usar o logo do D2W, que deve entrar em todas as embalagens a partir de agora. A fim de agregar qualidade e marca consolidada aos nossos produtos, fechamos no ano passado um acordo com o Groupe GM, empresa responsável por 70% do mercado de amenities na França com atuação em mais de 70 países. Hoje a Sperandio do Brasil também tem 30 marcas em seu portfólio de produtos prontos para serem comercializados no segmento upscale", revela a executiva.


Guillaume De Beco, diretor Internacional do Groupe GM e Cynthia Sperandio, na Equipotel 2017

A estratégia elaborada pela empresa para atingir o segmento upscale, hotéis de categoria quatro estrelas, pousadas de charme e outros empreendimentos nos quais não cabe o uso do dispenser por questões de mercado, abrange a divulgação de marcas de amenities famosas mundialmente que terão na Sperandio do Brasil, a sua representação nacional. 

Assim, além de rótulos como Clarins, Yves Rocher e Damana, a empresa prepara para o primeiro semestre de 2018, o lançamento de uma linha da francesa Caudalie, cuja história é bastante singular pelo ineditismo da ideia e espírito sustentável. "A Caudalie é uma marca de cosméticos fabricados com o bagaço da uva. A história deles é muito bonita, trata-se de uma família proprietária de uma vinícola muito importante cujos filhos começaram a pensar em uma utilidade para o bagaço das uvas. A ideia de produzir cosméticos representa um grande percentual no faturamento da família e o produto consolidou-se não apenas pelo fator sustentável, mas também pela qualidade e sofisticação de toda a linha", observa Cynthia.

"Com o Groupe GM ganhamos know-how mundial. Começamos uma rede internacional de distribuição. Quando agregamos uma marca como a nossa a uma empresa de renome mundial, conseguimos trazer além da inovação, os melhores produtos que existem no mercado.  Hoje consigo fornecer exatamente o que o hotel demanda, de acordo com a sua necessidade", afirma a executiva.

Por dentro dos dispensers

Carro-chefe da Sperandio do Brasil, os dispensers possuem design especial que permitem a customização com a marca de cada cliente. O produto possui sistema de válvula que garante a utilização do conteúdo até o fim, evitando desperdícios. Fácil de manusear e instalar, os dispensers estão disponíveis nos tamanhos 290ml, 320ml e 440ml, com opção de tampa frontal em acrílico, tampa frontal de alumínio, tampa frontal em ABS e também no formato oval.

Práticos e sustentáveis, os dispensers também significam economia para os hotéis

Todos os modelos são à prova d´água, resistentes ao calor de até 60 graus. Possuem travas de segurança dos dois lados, ambas visíveis, o que garante também um perfeito acondicionamento dos refis e facilita a sua substituição. Podem ser instalados por meio de fita dupla face (que acompanha o kit) ou parafusamento. Em superfícies onduladas ou de texturas diferenciadas, recomenda-se fixá-lo com parafusos.

A diretora destaca como um dos principais diferenciais do produto ainda, o fato de não ser diretamente recarregável (troca-se o refil ao invés de reabastecer o equipamento com o líquido). "Como posso agregar a minha marca a um produto recarregável dentro de um banheiro? Para nós não faz sentido oferecer ao hóspede um produto que você recarrega dentro de um lugar onde existem bactérias. Já falam que não é recomendado nem deixar escovas de dentes expostas, imagine recarregar um líquido no qual o próximo hóspede fará uso e assim por diante? Nosso refil é lacrado por questões de higiene e padrão de qualidade", garante Cynthia.

A Sperandio do Brasil também disponibiliza uma linha completa de refis, composta por shampoo, condicionador, 2×1 (shampoo e condicionador), loção hidratante, sabonete corporal e sabonete líquido. Além disso, a empresa também oferece o Écolo, álcool em gel com formulação diferenciada com extratos de rosa, gerânio e eucalipto. O produto elimina 99,99% das bactérias.

Mercado Hoteleiro

"Ainda é comum encontrar em hotéis amenities de muita baixa qualidade. Nesses casos, o comprador não tem ideia do que está adquirindo. No mais, pensam em amenities como um custo, quando também pode ser trabalhado como diferencial. Então, quando o hotel agrega um produto de qualidade no banho de seu hóspede, ele melhora a sua experiência no empreendimento", observa Cynthia. "A experiência começa na recepção, passa pelo quarto e chega ao banheiro. O hotel que entende isso, faz o investimento necessário", complementa.

"Os amenities não podem ser vistos como custo e sim como diferencial", afirma a diretora

Outro ponto considerado fundamental para a operação do negócio, segundo a diretora, é a logística:  "Nossos clientes nunca ficaram sem produtos. A questão da entrega é primordial. Quando se instala o dispenser na parede e se precisa do refil, não são tolerados atrasos. Esta é mais uma vantagem dos nossos produtos: todos são disponíveis para pronta entrega. Dessa forma, o cliente não precisa fazer grandes pedidos, nem precisa ter um super estoque. Esse gerenciamento é feito por mim. Onde eu sei que existe um dispenser instalado, eu tenho um determinado estoque reservado para ele. O cliente faz o pedido de acordo com a necessidade, e isso também se aplica aos amenities de marca".

Desafios

"Tivemos dois grandes desafios ao empreender neste segmento. O primeiro foi trazer um produto novo e praticamente consolidar um novo conceito. O hoteleiro ainda é muito resistente. Ao mesmo tempo em que se encontram pessoas que possuem uma visão bastante ampla do negócio, também há pessoas que ainda olham para o hotel como uma extensão de sua casa. Nesses casos, a inovação é difícil, porém necessária. O segundo e maior, foi a economia. Iniciamos a empresa no pior momento para a economia brasileira", relembra.

No balanço de Cynthia sobre os dois anos de recessão (2015/2016) destacam-se como principais desafios, para a Sperandio, a baixa ocupação dos hotéis e a suspensão dos investimentos em novos empreendimentos. "Muitas redes hoteleiras pararam obras. Esses foram os grandes desafios do nosso começo. Acredito que agora começamos a colher os frutos de toda a dedicação. Afinal somos uma empresa nova no segmento hoteleiro vendendo um produto que não pode ter problema no fornecimento. Construímos uma estrada e hoje temos credibilidade e parcerias com as redes AccorHotels, Atlantica, Luzeiros (da região Nordeste), entre outras. Entramos com os produtos em companhias importantes, fomos homologados. São momentos favoráveis até mesmo para a introdução de novos produtos", diz a diretora.

Consolidação

Após quatro anos de um trabalho minucioso e marcado por desafios, a diretora da Sperandio do Brasil se sente satisfeita com o reconhecimento e feedback dos próprios hóspedes sobre os produtos da empresa: "É muito gratificante ouvir de clientes e hóspedes a aprovação dos nossos produtos. Já começamos a comercializar os produtos do Groupe GM em uma aposta alta e sem dúvida devemos obter excelentes resultados em 2018. Todos os produtos da GM também têm embalagens biodegradáveis, sem testes em animais, ou seja continuamos dentro do que nos propusemos: ser uma companhia ecologicamente correta".

Próximos passos

"No momento, os dispensers são o carro-chefe da companhia. Mas lançamos na última Equipotel com entrega agendada para o início de março, uma linha completa de amenities exclusivos. É cedo para dizer, mas pelo que enxergamos, este mercado é muito grande com poucas opções de compra. Então apresentamos hoje um portfólio bem diversificado para este segmento. Nós cogitamos que nos próximos dois anos devemos trabalhar em proporção 50/50 – amenities e dispensers. Essa é a nossa projeção", revela Cynthia.

A linha de amenities francesa Clarins é exclusividade Sperandio do Brasil

A empresa intenciona em 2018, um crescimento de cerca de 20% em comparação com o ano anterior, de acordo com a diretora. Para alcançar a marca, as estratégias continuam embasadas na divulgação em feiras do segmento e na capacitação da equipe comercial. "Desde que iniciamos a empresa temos uma visão bastante voltada para a área de Marketing, até por conta da minha formação. Fizemos investimentos em anúncios e feiras e isso deve seguir em 2018. Estamos agregando a isso o treinamento efetivo de nossa equipe comercial e nossa atuação no Marketing digital deve ser mais intensa, porque estamos nos comunicando com um público cada vez mais jovem", explica Cynthia sobre os próximos passos da empresa.

Atualmente, a Sperandio do Brasil possui representantes em 17 estados, e a previsão da empresa é de que todo o País esteja coberto até o final de 2018.

Serviço
sperandiodobrasil.com.br

*Crédito das fotos: Filip Calixto e Peter Kutuchian