O fim de semana foi bastante movimentado e teve arquibancadas lotadas no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) com a realização do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Mais uma vez o Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da SPTuris (São Paulo Turismo), realizou pesquisa para avaliar o perfil do público que esteve presente. Durante sábado e domingo (11 e 12 de novembro) foram entrevistadas mais de 1,1 mil pessoas e os resultados mostram aumento de turistas de quase 50% em relação ao último levantamento de 2015, representando 2/3 do público presente no local este ano. Na comparação do mesmo período, o número de visitantes estrangeiros que assistiram à corrida em São Paulo também aumentou, nesse caso 42%.

Para David Barioni, presidente da SPTuris, o GP Brasil é um dos eventos mais importantes para o turismo da cidade. "Está entre os top três eventos, juntamente com o Carnaval e a Parada LGBT. Os três têm características e público com perfil bastante diferente, o que é ótimo, porque movimenta todos os tipos de estabelecimentos da cadeia turística da capital paulista", diz.

Segundo estimativa do Observatório, o GP Brasil de 2017 movimentou cerca de R$ 280 milhões na cidade com turismo.

Estrangeiros ficam mais tempo
Em relação à permanência média, os visitantes brasileiros continuaram ficando três dias na cidade. Já os turistas estrangeiros tiveram um aumento de 3,4 dias em 2015 para 3,9 dias este ano.

Além disso, os meios de hospedagem apontaram tendência na procura por opções a preços mais acessíveis, já que a procura por hostels teve aumento de quase 100% na comparação entre 2015 e 2017, passando de 1,5% para quase 3%. Para aqueles visitantes que moram mais perto, a escolha pelo "bate-volta" subiu de 20% para 27%.

* Foto de capa: divulgação/SPTuris/José Cordeiro