Liderada por argentinos, a presença de estrangeiros cresceu consideravelmente no destino pernambucano de Porto de Galinhas. Segundo levantamento realizado pela AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas) e pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, os índices subiram de 10% para 22% entre 2015 e 2017.

Os argentinos turistas estrangeiros mais presentes no balneário somam 150 mil (82%) visitantes nos últimos 12 meses, ante um total de 180 mil turistas internacionais. Ao todo, o destino recebe 1,2 milhão de visitantes anualmente. 

Para Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas CVB, a boa oferta de voos diretos internacionais para a capital pernambucana têm facilitado a chegada de visitantes estrangeiros. "O aeroporto do Recife está conectado a 12 cidades de dez países – a melhor malha aérea internacional entre as capitais do Nordeste. Só do Cone Sul recebemos três voos semanais regulares de Buenos Aires e um de Montevidéu", explica. Em dezembro, serão acrescentados mais dois voos semanais entre a capital portenha e Recife.

A proximidade do aeroporto com Porto de Galinhas – menos de uma hora por uma boa rodovia pedagiada – a rede hoteleira qualificada, as belas praias e os preços competitivos são outros fatores que fazem o sucesso do balneário pernambucano junto aos vizinhos do Sul.

"A rede hoteleira tem promovido intensamente o destino de Porto de Galinhas na Argentina e Uruguai, seja pela recepção de famtours de agentes de viagem ou pela realização regular de capacitações de profissionais de turismo sobre nossos atrativos locais. Com isso, passamos a receber, em média, mil argentinos por semana", acrescenta Maroja.

* Foto de capa: divulgação/Porto de Galinhas CVB