Alexandre Sampaio, presidente da FBHA
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Com o aumento da demanda por serviços ligados ao turismo, sobretudo em função da Copa do Mundo 2014, a estimativa é de que 7 mil novas vagas formais sejam abertas no setor de hospedagem (hotéis, pousadas, albergues, motéis, resorts e similares) durante junho e julho nas 12 cidades-sede, de acordo com uma pesquisa realizada pela  FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).

“Este ano, com a realização da Copa,principalmente o setor de hospedagem manteve em seu quadro de pessoal parte das contratações realizadas para a alta temporada do verão. Entretanto, com o grande número de turistas que o Brasil receberá, ainda serão necessárias mais contratações para compor as equipes”, avalia Alexandre Sampaio, presidente da entidade

De acordo com o levantamento, só a cidade de São Paulo deverá empregar 2 mil pessoas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1,5 mil contratações, e Belo Horizonte, com 800.

A organização aponta ainda que 29,9 mil vagas formais devem ser abertas nos estabelecimentos de alimentação nas cidades que sediarão o Mundial de Futebol. As bases de cálculo da Federação são a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) de 2013, do Ministério do Trabalho e Emprego, e dados dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar.

Serviço
www.fbha.com.br