Gabriela Otto, falou no evento
(foto: Filip Calixto)

A história conta que Aquiles foi um forte guerreiro grego, foi vencido na batalha contra Tróia por ter um ponto fraco: seu calcanhar. Com esse exemplo, Gabriela Otto, diretora da GO Consultoria, iniciou sua palestra na 57ª edição do Conotel – Congresso Nacional de Hotéis. A executiva usou o conto para dizer que assim como o lutador, a hotelaria tem seu ponto fraco: a distribuição.

Ela ressaltou que os empreendimentos brasileiros, sobretudo os independentes, já podem ter acesso a ferramentas adequadas e traçar estratégias. Com isso, podem mudar sua postura e procurando entender como o hóspede pode chegar ao hotel e parar de pensar apenas da recepção para dentro. Para ela, tudo começa com o planejamento, colocando toda sua comunicação em direção ao seu site e disponibilizando um motor de reservas no website.

"Poderia aqui falar de assuntos que servissem para impressionar. Mas prometo não fazer isso e não tocar nos temas como: vendas cruzada; mobile; amadurecimento das OTAs; tecnologia disruptiva; e novidades tecnológicas. É mais interessante dizer que com a mudança de postura já é possível melhorar nossa maneira de vender e distribuir o hotel", comentou.

Elencando mais alguns elementos, a palestrante também citou os três "Es": estudar (manter-se atualizado), especializar (encontrar pessoas que entendam da área para atuar na distribuição), e envolver (deixar que todos pensem e sigam imbuídos do mesmo entusiasmo). "Precisamos entender que antes bons relacionamentos geravam bons negócios, hoje bons negócios geram bons relacionamentos. Não adianta a pessoa que negocia ficar fazendo amizade", disse. 

Finalizando, Gabriela articulou que a profissionalização da hotelaria passa pelo pensamento estratégico. "Não seja parte da estratégia de alguém e ter estratégia própria", completou. 

Serviço
www.conotel2014.com.br/2015