Jamile Bertotti, gerente de Marketing da Hplus Hotelaria e Alessandra Gaudio, gerente geral do Cullinan Hplus Premium Brasília
(foto: Hugo Massahiro Okada)

A quinze minutos do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e de outros pontos de interesse da Capital Federal como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Torre de TV e do Brasília Shopping e Shopping ID, está o Cullinan Hplus Premium, empreendimento da categoria cinco estrelas da Hplus Hotelaria, maior companhia hoteleira do Centro-Oeste, com 14 empreendimentos em operação, sendo destes, cinco hotéis e nove long-stay.

A localização do empreendimento é estratégica e prática – além da proximidade com os pontos mencionados acima, o hotel também está a uma curta distância do Estádio Mané Garrincha, podendo ser percorrida a pé de dez a 15 minutos, assim como o seu vizinho, o Athos Bulcão Hplus Executive, também gerido pela rede e posicionado ao lado do Cullinan. São 16 pavimentos e 327 apartamentos, sendo destes, 296 pertencentes ao pool hoteleiro. Todos os apartamentos contam com TV LCD de 32 polegadas e canais a cabo; ar condicionado; estação de trabalho com cadeira ergonômica; bancada para refeições; amenities Realgem´s (exceto na categoria Luxo, que oferece itens d´O Boticário); e menu de travesseiros.

Hóspedes podem optar entre quatro categorias: conjugados (com duas camas de solteiro e uma cama de casal); superior twin (com duas camas de solteiro); superior casal (com uma cama de casal e serviço de abertura com bombons); superior PNE (com uma cama de casal e abertura com bombons); e luxo (com uma cama de casal, amenities O Boticário com Kit Beleza/Costura/Dental, água cortesia, umidificador, roupão, chinelo e cafeteira Nespresso). Ferro e tábua de passar são disponibilizados pelo período de uma hora, mediante solicitação.

Por Hugo Massahiro Okada

O hotel, inaugurado em julho de 2014, a tempo da Copa do Mundo Fifa 2014, é o primeiro Premium (equivalente a um cinco estrelas) da companhia. Oferece café da manhã, internet e garagem como cortesias e serviços especiais como mensageiro; abertura de cama com bombons e chinelos; chamada para despertar gratuita; máquina de café com cápsulas free e menu de travesseiros. Possui ainda piscina (com direito a toalha), sauna e fitness center.

A oferta gastronômica é assinada pelo restaurante Toque Gourmet, pertencente a um outro braço do grupo Hplus e cuja especialidade é a cozinha internacional com pratos tradicionais e criações do chef recém-contratado, o espanhol David Montejo. O espaço funciona de segunda à sexta-feira, finais de semana e feriados das 6h30 às 10h30 (Café da Manhã); das 12h às 15h (Almoço); e das 19h às 22h30 (Jantar). Falaremos mais sobre o espaço adiante.

Segmentado principalmente para o público corporativo, o Cullinan Hplus Premium oferece quatro salas de reuniões: a Turmalina, com capacidade para até 18 pessoas e mesa única; a Esmeralda, com capacidade para até 15 pessoas e mesa única; a Rubi, que comporta até 157 pessoas em auditório, 39 em formato U, 87 em formato escolar, 66 em formato espinha de peixe e 72 em mesa redonda; a Safira, para 136 pessoas em auditório, 36 em U, 66 em formato escolar, 54 em espinha e 56 em mesa redonda, com parede modulável que possibilita a união com a sala Rubi, aumentando a sua capacidade.

"Temos uma área de eventos que é a melhor da rede atualmente e, pela localização – bem privilegiada – temos trabalhado dentro desse contexto com o intuito de consolidar um movimento maior de eventos dentro da rede Hplus. Queremos ser reconhecidos não só pela excelência no serviço de hotelaria como também pela estrutura diferenciada para reuniões e eventos", explica Alessandra Gaudio, gerente geral da unidade.

"O mercado aqui em Brasília é estritamente voltado para os negócios. Estamos iniciando um trabalho para a promoção dos finais de semana, que abrange viajantes de regiões primárias como Goiânia, por exemplo, para que possam visitar Brasília nesse período. Só que nosso público-alvo e característico da cidade de segunda à quinta-feira é o corporativo, é o executivo que vem fechar negócios e lidar com assuntos junto ao governo e também os viajantes de eventos incentivados pelo Convention Bureau e pela ABIH (Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis – setor Brasília)", completa a gerente.

Chegando ao hotel, pudemos perceber a atenção dispensada aos hóspedes logo na entrada, onde o mensageiro já está a postos para auxiliar com a bagagem e direcionar ao atendimento da recepção. Não haviam filas. O lobby é elegante, discreto e confortável. Há um lounge de descanso e para leitura, com jornais do dia, revistas e o acesso ao restaurante, onde o bar já se apresenta, bastante convidativo para um bate-papo acompanhado de um suco ou um drinque. As áreas comuns são confortáveis, com corredores acarpetados e iluminação adequada, bastante agradável.

O apartamento de categoria luxo, onde pernoitamos, é confortável, com boa metragem, ótima cama, frigobar e a cafeteira com alguns blends em cápsulas, cortesia do hotel. Nesta categoria, também há água cortesia e umidificador – um diferencial bastante significativo. No banheiro, o que chama a atenção, além do bom espaço, são os amenities, da marca O Boticário e o chuveiro, cujo jato é eficiente para relaxar e revigorar. Realmente muito bom.

Gastronomia
A gastronomia do empreendimento é oferecida pelo Toque Gourmet, marca de restaurantes pertencente ao grupo Hplus. Os planos do chef espanhol para o espaço foram tema de uma outra matéria já publicada no Hôtelier News.

O ambiente mantém a atmosfera elegante e sofisticada que permeia todo o empreendimento. No cardápio predominam pratos da cozinha internacional, como o risotto misto de cogumelos (preparado com arroz arbóreo, mix de cogumelos, vinho branco e ervas; e o penne ao pomodoro (massa ao dente com tradicional molho de tomates frescos, manjericão e muçarela de búfala).

Optamos pelo arroz de pato tradicional português (arroz preparado com tradicionais embutidos, pato com especiarias e finalizado no forno com queijo parmesão). O atendimento foi preciso: enquanto esperava pela refeição, uma das colaboradoras – Meire – foi até a mesa para certificar-se de que estava bem. Observação: ao mesmo tempo em que estava atenta à minha mesa, Meire também cuidava de outros clientes com a mesma agilidade e simpatia. Ponto para o estabelecimento.

Outro detalhe que nos chamou a atenção: assim que o prato foi servido, um senhor sentou-se na mesa ao lado e foi atendido por um colaborador que já estava a par de suas preferências, servindo-lhe o vinho enquanto iniciava um diálogo agradável. Cena cada vez mais rara de presenciar.

O menu de sobremesas é outro destaque, com opções como o trio de Panna Cota (Panna Cota em copinhos com os sabores chocolate, goiabada e damasco); Delícias Portuguesas (apresentação de pastel de belém e barriga de freira com uma bola de sorvete de creme e redução de vinho do Porto); e a Cocada Cremosa (servida com uma bola de sorvete de creme). Vale a pena conhecer o Toque Gourmet do Cullinan Hplus Premium.

Lazer
A área de lazer é composta por uma piscina climatizada na cobertura, sauna a vapor e um fitness center totalmente equipado com aparelhos de última geração. "A nossa área de lazer é suficiente para o executivo que vai fazer uma caminhada na esteira, utilizar a bicicleta ou tomar um banho de piscina à noite, tanto que a piscina fica aberta até as 22h em função disso. O movimento nesses espaços se dá mais pela manhã e na parte da noite", pontua a gerente Alessandra.

"Trabalhamos muito o público brasiliense aos finais de semana. Muitas pessoas buscam alternativas diferentes para o sábado e o domingo. Temos ações em que o cliente apresenta o ticket do restaurante ou do espetáculo que visitou e garante uma tarifa especial nos hotéis. É uma forma de proporcionar uma programação completa para as pessoas nos finais de semana. Vale em todos os nossos hotéis", complementa Jamile Bertotti, gerente de Marketing da Hplus Hotelaria.

Confira abaixo mais imagens do Cullinan Hplus Premium Brasília

* A reportagem do Hôtelier News viajou à Capital Federal a convite da Hplus Hotelaria

Serviço
hplus.com.br

* Crédito das fotos: Hugo Massahiro Okada