Parte da fachada do Hotel Radisson Alphaville
(fotos: Peter Kutuchian)

Instalado em uma das avenidas mais importante de acesso ao bairro, o Radisson Alphaville é o único hotel do segmento de Luxo a atuar no município de Barueri. Operado pela Atlantica Hotels desde a sua inauguração, há mais de dez anos, o empreendimento conta com uma característica em sua ocupação: 80% de seus hóspedes são estrangeiros.

Segundo Mariana Fiore, gerente geral do complexo, onde também se encontra o Hotel Comfort Suites, a preferência do mercado internacional no meio de hospedagem se dá por três razões. "Sem dúvida, a marca pesa muito na escolha do público, o nome Radisson é bem conhecido tanto nos Estados Unidos como na Europa e isso dá segurança ao cliente, que já sabe o que irá encontrar na sua hospedagem. O segundo motivo é a estrutura do complexo que conta com academia de grande porte, piscina, sauna, lojas, farmácia, cafeterias e restaurantes, tudo isso aliado a nossa localização, pois estamos na entrada de Alphaville e a 850 metros do Shopping Iguatemi", explica Mariana.

A terceira razão que a executiva aponta é o atendimento de sua equipe. "Tratamos cada hóspede com a devida atenção e procuramos estar sempre em contato com ele, seja pessoalmente ou pelo nosso programa de comunicação interna, que o faz sentir sempre integrado a nossa marca", diz.

Não é estranho rodar por Alphaville e ter a impressão que estamos numa cidade norte-americana. A mesma sensação em estar na Terra de Tio Sam acontece quando caminhamos pelos corredores do hotel, será que é a egrégora formada pelos hóspedes estrangeiros?

Alphaville, que teve seu desenvolvimento iniciado em 1973, concentra mais de uma dúzia de condomínios com mais de 12 mil residências, 42 edifícios residenciais e 16 comerciais. Possui uma população fixa estimada em 35 mil habitantes e uma flutuante de 200 mil pessoas por dia. 

Durante a estada pudemos experimentar da gastronomia oferecida pelo hotel e conhecer a infraestrutura do complexo que divide entre os dois empreendimentos as salas de eventos e a área de lazer. Projetos de renovação fazem parte do cronograma de melhorias, que deve ser finalizada em 2016. Por enquanto, o retrofit está acontecendo nos apartamentos – a maioria já foi tratada – e, em breve, as áreas públicas do Radisson também serão revistas. 

Ficamos hospedados em uma habitação Business Class e gostamos da ambientação, decoração e das amenidades oferecidas e, também, da forma que a marca se comunica com o hóspede.

Antes de ver a estrutura de hospedagem, confira abaixo a galeria das áreas públicas do Radisson Alphaville.

Hospedagem
O Radisson Alphaville conta com 135 habitações, distribuídas em 18 pavimentos. No total são quatro categorias, Superior, Luxo, Business Class e Royal. Nossa reportagem foi conhecer as recém-reformadas Business Class, que contam com as camas denominadas de Camas dos Sonhos.

Bem decoradas e com tamanho suficiente para atender uma dupla de hóspedes, as habitações Business Class estão bem atuais, oferecendo vários itens para a conforto dos clientes. Além da ampla Cama dos Sonhos, o quarto conta com uma poltrona com uma mesa pequena ao lado, e uma estação de trabalho. Assim, o casal conta com três pontos para relaxar, trabalhar e comer, fazendo com que a hospedagem não se torne cansativa.


38 apartamentos da categoria Luxo do Radisson já foram reformadas. Agora, só faltam mais sete

Itens como cafeteira Nespresso, seleção de chás e um frigobar bem diversificado e operado pela empresa especialista no assunto, a Anserve, são algumas das amenidades oferecidas. No armário, itens como ferro e tábua de passar roupa, roupões e pantufas, e no banheiro os amenities da marca L' Occitane chamam a atenção.

Visitamos um apartamento de categoria Luxo e gostamos também do tamanho e decoração, principalmente da poltrona e do piso frio. 

Fazendo parte do cronograma de melhorias do Radisson Alphaville, as reformas nos quartos  devem estar finalizadas até o fim de 2016. Dos 135 apartamentos, 67 já estão renovados, são eles as três unidades Royal, as 26 Business Class e 38 das 45 Luxo. Os 61 quartos superior entrarão em reforma na sequencia. Segundo Marianea, a reforma precisa ser realizada de acordo com a ocupação do hotel. "Mesmo assim, não podemos fazer barulho, pois temos hóspedes chegando o tempo todo. Mas já passamos da metade e logo teremos um hotel novo", diz a executiva.

Nas habitações das categorias Royal e Business Class a reforma foi ampla e praticamente nada foi mantido da originalidade dos apartamentos quando foram inaugurados. Os carpetes foram substituídos por piso vinílico e todos os móveis e aparelhos foram trocados. Na categoria Luxo, os quartos ganharam novas camas e mesas de trabalho, novos painéis para as TV's.

Nos banheiros, cujo ambiente e estrutura foram mantidos, as bancadas e pias foram reformadas e secadores de cabelos foram disponibilizados, mas sem estarem presos na parede e sim dispostos abaixo da bancada, dentro de um invólucro de tecido.

Gastronomia
O restaurante Tulipa faz as honras em atender o público do Radisson Alphaville nos quesitos de alimentos e bebidas. O salão está localizado na parte posterior do térreo e conta com 90 lugares para atender os comensais. 

O cardápio do Tulipa contempla pratos da gastronomia internacional, ofertando saladas, risotos, massas e as costumeiras opções que levam as três carnes básicas de preparo como a bovina, de aves e pescados. 

Com algumas de suas porções acima de média de tamanho, alguns dos pratos podem ser divididos caso complementados com couverts e entradas.


Parte do salão do Restaurante Tulipa

Oferecendo as três principais refeições do dia, a começar pelo café da manhã, cujo buffet conta com boa quantidade de itens e atende todas as necessidades básicas dos comensais. No almoço e jantar o serviço é feito a la carte, e além disso, o room service funciona 24 horas.

Tornando a hospedagem diferenciada, o Radisson conta com um projeto denominado Quarta temática. A ideia é recepcionar os hóspedes que voltam ao hotel depois de um dia de trabalho com alguns mimos no dia do meio da semana. As opções variam de acordo com as estações. No verão, por exemplo, são oferecidos sucos, limonadas e frutas. Nos meses de frio, caldinhos e bebidas quentes esperam os clientes que chegam da rua.

No térreo há ainda o coffee bar, um amplo espaço que serve bebidas e petiscos para os hóspedes que querem ver o movimento do lobby.

Comfort Suites
Mesmo tendo passado a noite no Radisson Alphaville, conhecemos toda a estrutura do complexo, que conta também com a torre do Comfort Suites, de categoria superior. O empreendimento conta com acesso independente ao do Radisson.

No espaçoso lobby há uma cafeteria e agência de viagens, descendo um piso fica a estrutura de eventos e o restaurante Bonjardin, com capacidade para cem pessoas.

Com 178 apartamentos, divididos em três categorias, Superior, Luxo e Business Class, o Comfort Suítes também conta com um cronograma de reformas para suas habitações. Por enquanto 93 unidades Luxo já estão prontas, e as demais deverão ser entregues no decorrer de 2016.

As habitações visitadas pela reportagem mostraram uma estrutura ampla, ideal para estadas por períodos mais longos. Alguns apartamentos contam com mini cozinha, possibilitando ao hóspede mais independência no preparo de pequenas refeições, valorizando assim a sensação de estar em "casa". 

Confira na galeria abaixo alguns cliques da infraestutura do Comfort Suites.

Serviço
Radisson Alphaville & Comfort Suites Alphaville
Alameda Rio Negro, 1030 – Barueri
(11) 2137-4150 e (11) 2137-4100

atlanticahotels.com.br/hotel/barueri/radisson-alphaville
atlanticahotels.com.br/hotel/barueri/comfort-suites-alphaville

* A reportagem do Hôtelier News se hospedou no Radisson Alphaville a convite da Atlantica Hotels.