Nos últimos anos, a facilidade de pesquisar por um serviço ou produto por meio do comando de voz experimentou uma ascensão meteórica, com mais pessoas recorrendo à soluções como o Apple Siri, Google Now e o Eco, desenvolvido pela Amazon.

De acordo com o Google, 20% das buscas atualmente são feitas por voz. Com 11 bilhões de pesquisas diárias realizadas pela ferramenta, isso representa 2,75 milhões de buscas por voz ao dia. E a previsão é de que esse número aumente exponencialmente nos próximos anos.

Assistentes virtuais e ferramentas de pesquisas por voz tambem já moldam o futuro da hotelaria, desempenhando inclusive um papel fundamental na hora da decisão pelo meio de hospedagem mais adequado.

Dessa forma, seguem algumas dicas que ajudarão os hotéis – e hoteleiros – a extraírem o melhor desta transformação no modo como o hóspede conduz a escolha da sua estada.

Primeiro identifique as palavras-chave da busca

Hotéis devem compreender como os clientes estão chegando até eles por meio da pesquisa de voz e quais frases são mais recorrentes no momento da busca. A tendência é o surgimento de frases-chave longas. Ao contrário de uma pesquisa no Google, onde as pessoas digitam duas ou três palavras-chave, na busca por voz e nos assistentes virtuais, elas tendem a fazer perguntas mais complexas ("qual o melhor hotel de negócios em Chicago? ao invés de "hotel business Chicago"). Portanto, esteja atento à criação de padrões de busca.

Crie uma seção de perguntas mais frequentes na página de atendimento ao cliente

O segundo passo, depois de identificar os padrões de busca e as perguntas mais frequentes é configurar a sua página de modo que apareça sempre nos trends e esteja bem posicionada como uma das primeiras opções de resposta à pergunta feita pelo cliente. Marcas de hotéis atentas a esses detalhes terão maior relevância na hora da decisão do hóspede.

Crie uma estratégia que faça o cliente permanecer interessado 

Construir um conteúdo valioso em torno de palavras e frases-chave por meio da busca por voz é essencial para atingir o resultado almejado. O cliente deve continuar interessado em outros temas e espaços de mídia relacionados ao hotel. Conduza-o neste caminho.

Acompanhe a evolução das pesquisas

Monitorar e manter-se atualizado em tempo real sobre o interesse do público sobre o hotel é de extrema importância. Que frases ou perguntas estão cada vez mais recorrentes? O que as pessoas pesquisam sobre o destino onde o hotel está inserido? Extrair essas informações permitirá o alinhamento das estratégias comerciais e de Marketing.

Não descarte a pesquisa tradicional

Considere a busca por voz como um complemento vital para a sua estratégia, não uma substituição. Por enquanto, apesar do aumento dos assistentes de voz, a maioria das pesquisas é conduzida ainda por palavras-chave digitadas em um dispositivo móvel ou desktop. Ambas têm impacto relevante para o Marketing do hotel, por isso, procure enxergar e atender as duas com a mesma dedicação e relevância.

* Crédito da foto: Pixabay/niekverlaan