Localizado na Praia de Mutá, em Porto Saguro (BA), o La Torre Resort implantou o Projeto Águas Limpas, que coleta e pré-trata seus efluentes, levando-os até um Poço de Visita da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), localizado em Coroa Vermelha, município de Santa Cruz Cabrália, de onde então seguem para a estação de tratamento. O sistema integrado construído atende o complexo turístico e residencial do La Torre e conta com uma estação elevatória de esgoto, sistemas de bombeamento e uma rede de tubulação com mais de dois quilômetros. O novo serviço representa um avanço ambiental, uma vez que o Mutá, é desprovido de saneamento básico, não tendo rede pública de esgoto. O investimento nas obras chegou a R$ 300 mil.

Segundo a administração do empreendimento, os motivos que levaram à criação e implantação da ideia foram a poluição visual e sonora dos caminhões limpa-fossa e os maus odores exalados durante o bombeamento. O alto custo operacional mensal dos caminhões da empresa terceirizada também foi levado em consideração em fase de planejamento do projeto. 

Um outro fator, porém, foi apontado pelos gestores: a preocupação com o meio ambiente. As fossas sumidouro utilizadas até então eram poços, sem laje de fundo, que permitiam a penetração dos efluentes no solo e, por conseqüência, a contaminação dos lençóis freáticos da região onde estavam instaladas, assim como os seus arredores.

As autorizações necessárias à construção do Projeto Águas Limpas foram obtidas já na época da Copa do Mundo de Futebol (quando o La Torre Resort hospedou a Seleção e a Delegação da Suíça e a presidência e diretoria da Federação da Alemanha), o que acabou agilizando o diálogo com as instituições, uma vez que, embora tenha realizado uma rede com recursos particulares, esta precisou passar por vias públicas até chegar na estação de tratamento da Embasa.

De acordo com Luigi Rottuno, diretor geral do La Torre Resort, o Projeto Águas Limpas representa um avanço ecológico importante para o resort e para o Mutá. "A sustentabilidade ambiental e a preservação do Meio Ambiente são fatores importantes da nossa gestão. Ações sustentáveis não são mais opção, são necessidade e um projeto como o Águas Limpas põe em prática o tratamento dos efluentes, para uma maior qualidade de vida do Mutá, seus turistas e moradores, esperamos que possa tornar-se referência para toda a Costa do Descobrimento". 

* Foto no destaque: arquivo HN/Peter Kutuchian