As Cataratas do Iguaçu, principal ponto turístico da cidade paranaense 
(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras lançou hoje (27) novos voos conectando Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Londrina (PR) e Maringá (PR). Motivados pelo aumento da demanda, comum na temporada de Verão, as novas frequências serão aplicadas a partir de 17 de dezembro, com voos diretos duas vezes por semana, até 1º de fevereiro de 2016.

Inicialmente temporárias,  as rotas são resultado de uma parceira entre a Gestão Integrada de Turismo de Foz do Iguaçu, a Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e a Azul Linhas Aéreas. Além dessas novidades, a empresa também ampliará a oferta de voos diretos entre Foz do Iguaçu e Curitiba, Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

"Fazia tempo que vínhamos solicitando à diretoria da Azul a abertura de novas rotas a partir de Foz do Iguaçu", afirmou  Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu. "É uma rota de grande relevância para Foz e acredito que também seja para Florianópolis. Agora vamos trabalhar para que esses voos se tornem permanentes, a partir de fevereiro".

As novas rotas devem contribuir para o aumento do fluxo turístico no destinos. Conforme divulgado pelo Hôtelier News, dados do MTur apontam que  47% da população brasileira pretende viajar a lazer no próximo ano e 22% delas declaram que utilizarão transporte aéreo. Em 2015 serão mais de cem milhões de passageiros transportados e a expectativa é de crescimento de 100% até 2020. 

Com base no desempenho do ano passado, Florianópolis, na temporada de verão, costuma receber mais de um milhão de turistas, movimentando cerca de U$170 milhões na temporada. Foz do Iguaçu, com as Cataratas do Iguaçu, apresentou um crescimento médio de 7% no ingresso de turistas, recebendo mais de 2,5 milhões de turistas por ano.

Inicialmente, o trecho atenderá a demanda da alta temporada, mas há a expectativa e possibilidades de que a linha passe a integrar a malha permanente da companhia. "Esse voo é uma demanda esperada e desejada há muito tempo por Santa Catarina. Temos certeza que será muito rentável e positiva para a empresa e para o estado", afirmou Filipe Mello, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.

O lançamento dos voos foi anunciado em um evento que reuniu a imprensa, profissionais do setor turístico, autoridades e representantes do setor público e privado.

A ocasião contou com ainda com um painel Conectividade regional e o impacto no desenvolvimento do turismo que debateu a importância de incentivos que contribuam para a implantação de novas rotas e ampliação de frequência de voos – a redução de ICMS sobre combustível de aviação foi apontado como o mais relevante.

Serviço
www.voeazul.com.br
www.pmfi.pr.gov.br