Morena Leite, chef do Grupo Capim Santo
(foto: divulgação/SG Comunicação & Imagem/Helena Catro)

Com preparativos para ser inaugurado amanhã (28), o Í Bistrô passa a incrementar as opções gastronômicas do Grand Mercure, no Rio de Janeiro, com um menu inspirado nos biomas brasileiros desenvolvido pela chef Morena Leite.

Criada em Trancoso (BA) e formada em Gastronomia pela Le Cordon Bleu, em Paris, Morena Leite utiliza técnicas da culinária francesa para criar receitas que combinem de forma inusitada ingredientes e temperos tipicamente brasileiros. 

Com cinco livros publicados sobre os sabores do Brasil, ganhou o prêmio de melhor livro de culinária do mundo no quesito inovação, na Suécia, com o primeiro volume de "Brasil – Ritmos e Receitas". 

Este é o primeiro cardápio assinado pela chef em um restaurante no Rio de Janeiro. "Fiquei muito feliz com este convite. O Í Bistrô, no Grand Mercure, é superaconchegante, tem um visual incrível e o fato de ter apenas 30 lugares possibilita um desenho autoral em cada prato", conta Morena.

O menu do "Í" foi inspirado no segundo volume do livro "Brasil – Ritmos e Receitas", projeto que também será lançado em 2016 e que une gastronomia e música.

Entre as criações, haverá opções de pratos como o Mignon de Leitoa, com canjiquinha de milho e que acompanha farofinha de amendoim com milho e açúcar mascavo, remetendo ao Cerrado e a Moqueca de Pirarucu com palmito pupunha e banana da terra servida com farofa de beiju, sabores que representam as florestas brasileiras. Já o mar poderá ser "saboreado" através da Grelha de Frutos do Mar, servida com nhoque de batata-doce roxa e acompanhado por uma farofa de aviú com camarão seco.   

A cozinha do Í Bistrô também vai preparar opções de petiscos, um deles é o churros de tapioca com vatapá de frutos do mar. Outra pedida é o canudinho de pato com molho de pitanga. Já nas sobremesas, haverá opções como bala de coco com baba de moça e um crème brûlée de jaca com sorbet de jenipapo.

De acordo com o hotel, o convite feito à chef Morena Leite, que ficará na supervisão do restaurante, se deve ao prestigiado trabalho da cozinheira, que há mais de 15 anos promove uma culinária saudável, genuinamente brasileira. 

Responsável pelo Grupo Capim Santo, com um restaurante em Trancoso (que completou 30 anos em 2015) e outros quatro em São Paulo, Morena Leite foi apontada em 2001 como a grande chef da sua geração pela Veja São Paulo. Em 2011, o Capim Santo ganhou o prêmio de Melhor Cozinha Brasileira pela revista Go Where Gastronomia.

Serviço
www.accorhotels.com