Usando o expediente de sua secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, a prefeitura de Búzios, no Rio de Janeiro, começou os esforços para realizar um censo levantando a capacidade real de hospedagem da cidade. A iniciativa pretende entender o segmento e diminuir o número de estabelecimentos não regularizados. Estima-se que, num universo de 700 meios de hospedagem, apenas 150 possuam alvará de funcionamento e outros 50 tenham cadastro no MTur (Ministério do Turismo).

A ideia é reverter esses números numa ação que envolve outras secretarias municipais.

Cesar Fernandes, secretário municipal de Turismo de Búzios explicou que, durante o mês de junho, uma equipe de colaboradores visitará os meios de hospedagem para o cadastro. Segundo ele, haverá um formulário nos tablets e os funcionários farão perguntas de diversos aspectos dos estabelecimentos. A administração municipal espera que o resultado do censo seja ferramenta para o desenvolvimento de ações voltadas para o setor.

De acordo com o secretário, esse trabalho se faz necessário para que haja maior formalização das empresas turísticas da cidade e com isso aumente a arrecadação de impostos municipais. 

Thomas Weber, presidente do BCVB (Búzios Convention & Visitors Bureau) e do Sindsol (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), é um entusiasta da iniciativa. Para ele, é fundamental saber a oferta existente na cidade e, com isso, direcionar os investimentos corretos, como a divulgação do destino. 

* Foto de capa: divulgação/Mural Comunicação