Sol nascendo durante o passeio de balão pela Capadócia (fotos: arquivo HN)
Sol nascendo durante o passeio de balão pela Capadócia
(fotos: arquivo HN)

A novela Salve Jorge, exibida na Globo até o início deste ano, foi uma grande motivadora da “descoberta” da Turquia por muitos viajantes brasileiros. Uma das paisagens mais interessantes do país, que já era cobiçado por alguns turistas mais ávidos, é a região da Capadócia, com seu solo árido e os famosos passeios de balão.

Dizer que este destino – que não é uma cidade ou território demarcado, mas uma região com suas fronteiras em partes incertas – é conhecida por sua história é quase um eufemismo. Da Pré-História, passando pelo início do Cristianismo, o Império Otomano e os dias modernos, a área central do país foi cenário de uma série de episódios e acontecimentos que suscitaram, deste então, curiosidade de todos os turistas. Tudo parece ser extremamente peculiar por ali.

Terra de São Jorge ou terra dos belos cavalos – o significado persa da palavra capadocia -, o destino recebe visitantes de todos os lugares. Em nossa rápida visita à Capadócia, conhecemos o que ela tem de mais tradicional: as formações rochosas que desenham uma selva de pedras em meio ao cenário quase lunar, o museu a céu aberto que abriga a secular igreja de São Jorge, a colorida cerâmica tradicional da região, as cidades subterrâneas que defenderam os cristãos das perseguições, e a vista dos altos, a bordo de um balão. 

Serviço
www.goturkey.com