Reprodução da capa da publicação

Considerado o primeiro design hotel do mundo, o Brasília Palace é também a primeira construção da Capital Federal. De linhas modernistas, o empreendimento foi criado em 1956 por Oscar Niemeyer para hospedar os visitantes que chegavam para conhecer as obras da cidade, que nem havia sido inaugurada. Amanhã (18), o empreendimento sedia um coquetel para convidados e imprensa para o lançamento do livro que leva o nome do meio de hospedagem.

Um marco do modernismo da capital brasileira, a propriedade foi usada pelo presidente Juscelino Kubitschek para hospedar os formadores de opinião do Brasil e do mundo, que ele convidou a fim de convencer de que Brasília era uma boa ideia.

A publicação Brasília Palace conta com um ensaio fotográfico de Ruy Teixeira, além da rica seleção de imagens de acervo, organizada por Luis Esnal. Editado pela Equador e com design gráfico realizado por Elisa Von Randow, a obra é inteiramente dedicada às suas histórias e arquitetura.


Vista do Hotel Brasília Palace quase pronto
(foto: divulgação/editora equador)

O livro tem contribuições de nomes como do arquiteto Paulo Mendes da Rocha e do crítico e diplomata André Aranha Corrêa do Lago. Para Paulo Mendes, o prédio "emociona" pelo domínio espacial, a forma na qual ele foi posicionado no terreno. "É como uma barraca armada no meio do deserto". Para Corrêa do Lago, o hotel era "espetacular para sua época", porque naquele momento o modernismo não era associado ao luxo e monumentalidade usuais em edifícios feitos para receber chefes de Estado e personalidades.

O Hotel Brasília Palace é um dos pontos de visita de arquitetos que chegam à Brasília para conhecer as obras de Niemeyer e os painéis do Athos Bulcão. O hotel reabriu totalmente recuperado em 2006, após um incêndio ocorrido em 1978, que resultou em seu abandono por 19 anos, até sua reconstrução com supervisão do escritório do próprio Niemeyer.

Pertencente ao portfólio Hotéis Plaza Brasília, que dispõe de outros três empreendimentos no Distrito Federal: Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza e St. Paul Plaza.

Serviço
brasiliapalace.com.br
editoraequador.com.br/brasiliapalace