(foto: arquivo HN/Filip Calixto)

Uma pesquisa realizada pelo portal do TripAdvisor indica que o uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão. Conforme o estudo, 59% dos viajantes brasileiros usam o smartphone para programar a viagem, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

O estudo define os Viajantes Conectados como aqueles que usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem e fornece uma visão aprofundada de seu perfil. Os resultados mostram que a América do Sul conta com a maior proporção deste perfil de turista em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%).

O levantamento identificou ainda que 34% destes viajantes esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis, hábito que condiz com o crescimento do uso de aplicativos para reserva de viagens que, de acordo com o levantamento, vem dobrando ano a ano.  Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de aplicativos – esse número cresceu para 8% este ano.

Entre os Viajantes Conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco viajante desse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil e/ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

O estudo faz parte do TripBarometer, realizado em nome do TripAdvisor pela Ipsos. Ao todo, foram conduzidas 44 mil entrevistas com viajantes e representantes do setor hoteleiro em todo o mundo.

Serviço
www.tripadvisor.com.br