Vista geral de Aruba, onde o turismo é responsável por 80% da receita do país
(fotos: divulgação/AFT Comunicação Integrada)

Por estar localizada a apenas 30 quilômetros da costa venezuelana, Aruba é uma ilha que atrai bastante o público sul-americano. Os brasileiros já figuram em quinto lugar no ranking dos visitantes do destino, estando atrás da Venezuela, atualmente segundo maior mercado emissor.

Além de ser conhecida pela hospitalidade, resultado da tradição da atividade turística, a ilha possui a fama de ter 360 dias de sol por ano, já que chove muito pouco por lá. Com uma geografia privilegiada, fora da rota de furacões do Caribe, o local ainda reserva cenários desérticos, compostos por cactos e arbustos.

Entre as atividades, os visitantes podem aproveitar as belas praias de águas cristalinas para fazer mergulhos e esportes como windsurfe, kite, canoagem. Os passeios de jipe e catamarã também são ótimas pedidas durante o dia.

Apesar de ser um terriório autônomo da Holanda, a influência dos Países Baixos está presente apenas em alguns elementos arquitetônicos e no idioma oficial. A estrutura segue a lógica turística mundial, com placas de sinalização em inglês e com a oferta de hotéis e restaurantes que remetem ao estilo norte-americano, sendo o dólar estadunidense aceito em praticamente todos os estabelecimentos.

Serviço
br.aruba.com


Vista da Rodgers Beach, praia ao lado da refineria Valero, em San Nicolas


A tranquila Druif Beach, localizada próxima ao centro 

 


Aruba recebeu quase 980 mil turistas em 2013


Os ventos alísios contribuem para a prática do kitesurf 


Piscina natural também chamada Cura di Tortuga faz parte do Parque Nacional Arikok 


Mergulho está entre as atividades mais procuradas na ilha


Com geografia privilegiada, ilha fica fora da rota de furacões do Caribe


Graças ao clima árido, Aruba reserva cenários desérticos, compostos por cactos e arbustos


Visitantes aproveitam o belo fim de tarde no mar