Emanuel Baudart assume novo departamento na sede da Accor, em Paris
(foto: Peter Kutuchian)

Hoje (7) é o último dia de Emanuel Baudart em seu cargo de vice-presidente sênior de Vendas, Marketing, Fidelização & Distribuição da Accor Hotels para a América Latina. Após 12 anos de Brasil, ele está voltando para a França para assumir como VP Mundial de uma área recém-criada e que faz parte do projeto de expansão da rede francesa. 

“O foco agora é o consumidor e por isso a Accor criou um novo departamento, que também engloba os clientes do Le Club e das mídias sociais. Vamos desenvolver as ferramentas de CRM e fazer um big data para aprimorar ainda mais as vendas diretas. O futuro de nosso negócio depende da fidelização do cliente, a guerra é fazer comprar e reter. O desafio é grande, e é por isso que aceitei o cargo”, diz o executivo.

Baudart começou a vir para o Brasil em 1998, ano que a Accor desenvolveu um programa de Revenue Management, que começou com as centrais de reservas. Em 2002, foi convidado em criar uma nova na sede da rede em São Paulo. "O plano era ficar seis meses, mas o prazo acabou estendendo-se por um ano. Começamos com cinco colaboradores e ao final do período tínhamos 120”, relembra. 

O destino quis que ele ficasse no Brasil, pois abriu-se a vaga de diretoria de Vendas e Marketing, sendo convidado a compartilhar o cargo com Alberto Moane, assumindo a parte de Distribuição e Marketing de Relacionamento. Função que ocupou até dezembro de 2008. No mês seguinte, ela já assumia a área que deixa hoje. Nesse ínterim, ele casou-se com a brasileira Priscila, que ocupa o cargo de diretora de Marketing Digital na Accor, e que vai junto com ele para Paris. “Na verdade, quem pediu transferência foi ela, há um ano atrás, e agora é que conseguimos adequar a mudança”, revela o VP.

Como foram esses anos? Segundo o executivo, o brasileiro mudou muito e para a Accor isso foi muito bom, primeiro porque foi um aprendizado diferenciado do outros mercados. “A evolução digital do cidadão brasileiro foi muito rápida e tivemos que acompanhar esse desenvolvimento para garantir a liderança de mercado. A estabilidade econômica fez nascer um consumidor mais ávido e com isso evoluímos juntos.”

Baudart exemplifica que, desde 2007 até 2013, as reservas feitas nos canais digitais, que são o site corporativo e o das marcas hoteleiras, cresceu de 12% para 30%, devendo fechar este ano com um índice entre 31 e 32%. O número de associados do programa de fidelidade, Le Club, era de 300 mil e atualmente o índice é de dois milhões.

E nos canais de distribuição terceirizados, como as OTAs (online travel agencies)? “Distribuímos entre zero e 5%, e nossa equipe trabalha arduamente para manter esse índice sempre abaixo dos 10%. Eles precisam ter uma fatia conosco, mas temos que ter muito cuidado para não criarmos uma dependência exagerada”, revela. Baudart diz que a distribuição no Brasil é híbrida, pois da mesma forma que as reservas diretas crescem, de um outro lado, ainda existe uma forte participação, em torno de 10%, das agências do mercado corporativo, que utilizam os GDS’s, por motivo de outra dependência do mercado, o faturamento, mas isso é uma outra história”, comenta.

Saudades do Brasil? Baudart diz que vai sentir muitas saudades da sua equipe e das pessoas que a integram. “O povo brasileiro é muito especial, veste a camisa, integra-se, compromete-se, são atitudes muito diferentes de outros países, e nossa relação é única. Vamos voltar frequentemente, e espero ainda ver o País entre os três principais mercado do mundo, atrás somente dos Estados Unidos e da China. O Brasil é um dos que mais têm riquezas naturais, tecnologia e agricultura, e depende só do povo em querer essa transformação”, finaliza.

Serviço
accorhotels.com