O Airbnb acaba de anunciar a criação de um novo serviço de qualidade que selecionará os meios de hospedagem adequados para viajantes em busca de acomodações "premium", familiarizados com a hotelaria de luxo e que se hospedam em grupo ou em família.

O serviço será lançado como um projeto piloto para um grupo seleto de anfitriões. O Airbnb enviará uma equipe especializada para as casas com o intuito de garantir que atendam os padrões estipulados pela empresa. As casas que passarem pela inspeção serão elegíveis para uma seção específica no site da plataforma.

A ação faz parte de uma série de medidas da empresa que tem como finalidade, encorajar os anfitriões a adotarem uma postura de hoteleiros. Trata-se da primeira "categorização" de unidades promovida pela empresa. O serviço é chamado internamente de "select" e ainda não tem nome definido. O Airbnb não emitiu comunicado oficial, mas a previsão é de que seja lançado até o final de 2017.

Ao oferecer uma seleção de casas de aluguel premium, o Airbnb espera atrair viajantes de maior poder aquisitivo, que hesitavam em reservar pela plataforma de compartilhamento por considerarem os meios de hospedagem inferiores a um quarto de luxo. 

A criação do programa coloca a plataforma na concorrência direta com companhias como a Hilton e Marriott International, que possuem um grande portfólio de hotéis de luxo. Até o momento, a plataforma de compartilhamento concorreu diretamente com hotéis do segmento midscale e econômico.

* Crédito da foto: Pixabay/Engin_Akyurt