Aristides de La Plata Cury, presidente da Skal São Paulo  e Latif Abrão Junior, presidente da ADVB
(fotos: Giulia Ebohon)
 

Representantes da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do Skal São Paulo, realizaram hoje (2) no Maksoud Plaza (SP) um encontro com setores de marketing e turismo a fim de salientar a importância do segmento para o fomento do turismo brasileiro. Considerado uma engrenagem fundamental para projetar de forma abrangente as potencialidades do País, o marketing turístico é visto como uma das alternativas positivas frente a retração do mercado nos tempos atuais, apontou Latif Abrão Junior, presidente da ADVB.

Para o executivo, o evento, que tem como objetivo discutir possibilidades entre os dois setores, chega no tempo certo, no momento em que o País precisa de um otimismo concreto, fora do campo das ideias e enraizado no mundo material. "O Brasil pede que consigamos vender nossos produtos, e faremos isso com ou sem a ajuda do governo", apontou Abrão reforçando a parceria de longa data com a Skal São Paulo e denunciando o descaso do governo com o segmento turístico.

Aproveitando a deixa de Abrão, Aristides de La Plata Cury, presidente da Skal São Paulo reforçou a importância do Top Marketing para o País – premiação destinada aos cases de sucesso no setor – e anunciou o lançamento do Top Marketing Destinos Turísticos, que possui com exclusividade regiões paulistanas. 

"Tivemos a ideia de premiar dez destinos de São Paulo nas categorias: Destinos Encantadores; Destinos com Alma e Destinos Hospitaleiros. A participação acontecerá mediante inscrição gratuita. A seleção será feita por meio de um eleição na internet, com início previsto para agosto", explicou. Um jantar de gala, onde os vencedores serão anunciados, vai acontecer no dia 17 de novembro.

Em uma breve colocação, Toni Sando, presidente da SPCVB definiu destinos encantadores como os que naturalmente atraem turistas, já os de alma são as regiões que despertam algo a mais em um visitante e, destinos hospitaleiros são lugares famosos por serem acolhedores.

Participantes do painel comentaram sobre o papel do turismo no País

O evento foi encaminhado para um painel composto por representantes da ADVB, SPCVB e Aprecesp. Sebastião Misiara, vice-presidente da ADVB ressaltou as dificuldades do setor turístico em ser tratado com a importância merecida. 

"O turismo é transversal, ele passa por todos os setores da vida em sociedade. Sendo assim, o turismo só é bom para um município, se ele é bom para a população. Para isso dois pilares são fundamentais: investimento e habitabilidade. Hoje, no Brasil, o turismo é moeda de troca, o governo não acredita no potencial do setor então as entidades fazem aquilo que o governo não faz", afirmou.

Nessa mesma linha, Carlos Fernando Zuppo, gerente Executivo da Aprecesp afirmou que o Brasil deve buscar se espelhar em modelos de organização que deram certo em outros países.

Já Toni Sando, determinou que a única maneira de desenvolver o setor é por meio de uma aliança com iniciativas privadas e com o respaldo de políticas públicas. "Na verdade quanto mais longe o governo estiver dos assuntos do turismo melhor. Temos que parar de criar a imagem de que o governo é o salvador da pátria e arregaçar as mangas para fazer as coisas acontecerem. A nossa parte é unir forças com outros setores, participar das iniciativas privadas e parar de depender dos outros. Essa é nossa responsabilidade", finalizou.

O encontro contou ainda com uma rodada de perguntas aos palestrantes em que foi ressaltado, sobretudo, a nova premiação.

Serviço
www.advb.org
www.skalsp.com.br