Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe
(foto: Filip Calixto)

Durante a realização da Equipotel – Feira de Hotelaria e Gastronomia, em São Paulo, a Accor celebrou a assinatura de seu 40º contrato para hotéis que serão instalados na América Latina. As quatro dezenas de novos empreendimentos tiveram seus acordos de construção firmados durante este ano e parte significativa deles são as chamadas conversões, utilizando hotéis que já funcionam de forma independente e os transformando e meios de hospedagem com os padrões do grupo francês.

Segundo informado pela diretoria de Desenvolvimento da empresa, o número de novos projetos representa investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, que serão arcados por investidores hoteleiros. 

Os acordos devem somar mais de 5 mil quartos ao inventário de apartamentos da organização e gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos. 

Nesse cenário, o Brasil permanece como principal país da região das Américas, com 33 contratos assinados em 2014 e um investimento de cerca de R$ 800 milhões. Tal lidenrança foi confirmada na feira onde o contrato de número 40 foi assinado.

Com um estande na entrada do evento, a rede hoteleira recrutou quatro arquitetos que habitualmente montam projetos Accor para atender os proprietários de hotéis independentes presentes. Em reuniões informais, os profissionais tinham a missão de montar esboços de possíveis franquias montadas sobre os empreendimentos independentes, sempre utilizando as bandeiras ibis Styles e Mercure – chamadas marcas flexíveis no portfólio da empresa.

"Utilizamos o espaço para mostrar as marcas e possibilidades que o proprietário pode ter fazendo parte de uma empresa que vende oito milhões de diárias ao ano. Oferecemos a ele a força de distribuição e, além disso, alguns aspectos como expertise hoteleira, modernidade de design, marcas internacionalmente conhechidas, padronização e eficiencia sustentável", afirma Roland de Bonadona, CEO Accor Américas & Caribe.

A atenção com as conversões que viram hotéis franqueados tem o êxito nesssa modalidade como motivação para existir. De todos os acordos fechados neste ano 54% são de hotéis que viram franquias, 87% deles são da família ibis (ibis, ibis Budget e ibis Styles) e mais da metade deles estão instalados em cidades do interior.

Processo de interiorização
"Estamos atravessando um processo de interiorização da rede com a abertura de muitos empreendimentos em cidades secundárias e até afastadas de grandes capitais", revela Abel Castro, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios Accor Américas. 

De acordo com ele, este processo é natural e neste momento a conquista de franquias é importante, principalmente, por conta do alto índice de hotéis independentes que o mercado brasileiro tem no interior.

“A regionalização da economia proporciona boa viabilidade para os hotéis em cidades de menor porte e gera demanda de hospedagem de qualidade, com uma operação simples e com preços atrativos ao consumidor final. Através do modelo de franquia hoteleira podemos facilitar nossa entrada nessas cidades, pois nos permite fechar parcerias com investidores locais que possuem expertise nessas regiões, favorecendo o negócio", explica o executivo.

Como funciona?
Para que um empreendimento independente passe a integrar o grupo Accor uma simples reunião não resolve. Alguns critérios e requisições necessitam existir para que o negócio se concretize.

Normalmente o principal entrave é verificado na inspeção de segurança. De acordo com o a rede, há um padrão internacional que precisa ser seguido a risca em todas as unidades. Não havendo a possibilidade de atendê-los a negociação trava ali mesmo.

Aspectos de segurança superados a empresa passa a observar detalhes como tamanhos de corredor, eixstência ou não de estruturas como piscina, restaurante e dimensão dos apartamentos. Na sequência a área de pesquisas entra em ação com estudos de viabilidade de mercado para entender se há demanda e se o hotel pode sustentar-se.

Aprovada a localização e sua eficiência três áreas ainda promovem crivos e a palavra final é dada pelo departamento Operacional. 

Contrato fechado e assinatura feita o empreendimento passa por uma reforma geral – que pode ser feita com o hotel operando ou não – e a equipe por uma capacitação profissional adptada à política Accor. 

Serviço
www.accorhotels.com