Um dos símbolos do complexo, a Igreja da Pampulha
(foto: divulgação / Pixabay / Aglaiaoliveira)

No último domingo (17), o Complexo da Pampulha foi anunciado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A novidade foi recebida com otimismo pela ABIH-MG (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais) e pelo setor hoteleiro, que enxergam na novidade uma contribuição na divulgação da capital mineira como destino turístico e cultural.

Segundo dados da Belotur, o anúncio de patrimônio da humanidade deve gerar um fluxo adicional de 30% de turistas por ano. Hoje, a região da Pampulha possui aproximadamente 22 meios de hospedagens, entre hotéis, pousadas e hostels, totalizando cerca de 1.430 quartos.

Patrícia Coutinho, presidente da ABIH-MG, comemora, ressaltando que, além do novo fluxo de turistas que a região da Pampulha deve passar a receber a partir de agora, o anúncio irá contribuir para potencializar o turismo de lazer e para a divulgação do destino de Belo Horizonte no cenário internacional, além de trazer melhorias permanentes para a região, uma vez que uma série de exigências devem ser cumpridas para que o título se mantenha. 

"A Orla da Lagoa da Pampulha é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, com um complexo arquitetônico de relevância agora publicamente reconhecido em nível mundial e que precisa ser divulgada de forma mais expressiva. Inclusive os hotéis da região estão prontos e de portas abertas para receber os turistas", comenta a presidente. 

A chancela de patrimônio da humanidade vem a calhar com as intenções das associações turísticas da cidade que, unidas, pretendem criar estratégias para atrair visitantes.

Serviço
www.abihmg.com.br
www.belohorizonte.mg.gov.br/categorias/belotur