Saulo Borges é natural de Goiânia e tem um currículo acadêmico intenso
(foto: Peter Kutuchian)

Saulo Borges é o atual gerente comercial da Plaza Brasília Hotéis, rede que conta com quatro empreendimentos na Capital Federal, e onde está desde maio de 2015. Natural de Goiânia, no estado de Goiás, ele se formou, em 2003, em Comunicação Social – Habitação em Relações Públicas pela UFG (Universidade Federal de Goiás), onde também fez a pós graduação em Assessoria em Comunicação.

Além disso, Saulo tem em seu currículo o MBA em Marketing pelo IPOG (Instituto de Pós-Graduação e Graduação) e está em formação no MBA em Gestão Organizacional e Liderança pela Franklin Covey. E não é só: é professor de Negociação em cursos de pós-graduação nas áreas de Negócios. Possui certificação em Negociação Avançada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e atuou na docência dos cursos de Relações Públicas, Publicidade e Hotelaria.

Borges iniciou sua carreira como estagiário de Relações Públicas numa unidade do SENAC, na divulgação dos cursos. "Trabalhava com assessoria de imprensa, divulgação interna na unidade e nos primeiros contatos com clientes por meio de email marketing. Foi aí que começou meu fascínio pela área comercial. Meu interesse não era apenas conseguir um espaço no jornal ou uma pauta na TV para os cursos da instituição, mas já me interessava em ter o retorno dessas divulgações e, também, pelos fechamentos das turmas por meio do meu trabalho", conta o executivo.

Quando tinha 18 anos, ele ganhou de presente uma viagem de 45 dias pela Europa. "Na maior parte do tempo viajei sozinho e foi sendo turista que despertou em mim o interesse pelo segmento de turismo e hotelaria. Estava no segundo ano de faculdade e comecei a me interessar pelo área ao voltar da viagem", lembra. "O turismo de Goiânia é basicamente o de negócios. Na época fiz um trabalho de faculdade no Convention Bureau da cidade e me interessei mais ainda pelo segmento", explica Saulo.

Foi nesse período que ele viu a possiblidade em trabalhar no Castro's Park, hotel que sempre foi referência na cidade. Ele deixou seu currículo e alguns meses depois entrou no empreendimento. "Iniciei no departamento de Comunicação e Promoções até chegar a gerência de marketing. Sempre trabalhei muito próximo dos gerentes comerciais, pois sempre me interessei pela área. Anos depois me tornei gerente Comercial e de Marketing", comenta. No Castro's ele trabalhou, portanto, desde 2003 até 2015, quando foi convidado para trabalhar na Plaza Brasília.

O que de mais importante mudou no dia a dia da área comercial? "Creio que a principal evolução é a quantidade de informações estratégicas que temos hoje. Temos muito mais dados, e a velocidade para obter esses dados foi a principal mudança. Além do trabalho de precificação, com o RM, e as informações de todo o mercado fazem as decisões serem cada vez mais empíricas", responde.

O que nunca vai mudar na área comercial? Certamente o relacionamento. "Esse é que faz diferença. Tanto no trabalho com o B2B ou B2C, a experiência de serviços na hotelaria já começa com o relacionamento do comercial com os clientes."

Quem são seus ídolos profissionais? "Prefiro não nominar, mas foram profissionais que trabalhei junto e que trabalho atualmente que acreditam que o grande diferencial são as pessoas. É a experiência que essas proporcionam aos hóspedes o principal trabalho da hotelaria. E esse trabalho começa com as lideranças, que são as disseminadoras dos comportamentos", expõe Saulo.

O executivo dá algumas dicas para os profissionais que estão iniciando suas carreiras ou que desejam entrar na área. "Atualmente a multidisciplinaridade é a grande necessidade do nosso setor. Nós trabalhamos num segmento que atende vários tipos de públicos, com diferentes interesses, ou seja, atendemos a quase todos os segmentos. O gosto pela leitura e curiosidade não só por vendas, RM, marketing e tecnologia, mas também por economia, artes e tudo que nos envolve no dia a dia, é muito importante para atuação do profissional", finaliza Borges.

Contato
plazabrasilia.com.br