No Rio de Janeiro, os eventos retomaram com força total. E este foi o tema principal do Fórum Comercial do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), realizado hoje (9), no Hilton Copacabana. Para a hotelaria carioca, a volta de grandes eventos anima o setor, que prevê ocupação expressiva para os próximos meses.

De acordo com Alfredo Lopes, presidente da entidade, a realização do “segundo Carnaval” em abril prolongou a alta temporada e garantiu bons indicadores. “Desde o começo do ano, temos registrado boa ocupação em nossos empreendimentos. Nos dois carnavais, o indicador ficou entre 80% e 90%. Após abril, ficamos preocupados se conseguiríamos manter o resultado positivo, pois se iniciava a baixa temporada. Mas os eventos injetaram um ânimo a mais no setor”, afirmou em entrevista ao Hotelier News.

Hotelaria carioca - Alfredo_Lopes

Lopes: diversidade de eventos é extremamente positiva para a hotelaria

 

“Para este ano, estamos com um calendário bastante diversificado, com eventos como feiras, congressos, festivais de música, entre outros. Toda a cadeia da hotelaria carioca e do turismo está com ótimas expectativas. Foram setores que tiveram muitas baixas durante os dois anos de pandemia, e que agora estão se recuperando”, completa.

Eventos confirmados

Entre os eventos confirmados para 2022, estão a Rio Oil & Gas, que acontecerá de 26 a 29 de novembro; e os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), de 31 de outubro a 15 de novembro.

Durante o fórum do HotéisRIO, Felippe Xavier, head comercial nacional do Hurb, destacou que o Rio de Janeiro é o destino mais procurado na plataforma. Segundo ele, a procura pela cidade representa 10% do total de buscas, com taxa de cancelamento chegando a 11%, a menor do mercado.

“Nossos dados mostram que a estadia média está em 2,24 dias, mas a busca média, por sua vez, fica em 4,2. Os hotéis podem focar na extensão da permanência dos hóspedes”, finaliza.

(*) Crédito da capa: eacuna/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-RJ